domingo, 1 de junho de 2008

Semelhantes

Era tudo muito cinza.O asfalto,o passeio,as paredes.Até as árvores situavam-se em “caixinhas” de cimento.Lamentáveis cores da cidade.Carros brancos,pretos,pratas.Não há muita cor nesse emaranhado de prédios,nem por entre eles.Uma sociedade enquadrada.

Singelamente,por entre a cor cinza,um pequenino inseto.Uma borboleta verde com pingos pretos.Aquela coisinha pousada no triste passeio de quadradinhos,balançando as asas de folha,me chamou atenção.Pensei em um motivo que explicasse a aparição dela ali.

Achei engraçado que ela estava ao lado de um jardim,poderia se camuflar nele,se proteger.Naquele cinza,seria vista com mais facilidade,estava vulnerável.Qualquer um poderia pisar,eu quase pisei.

É o preço que ela pagava pra se mostrar,pra se destacar.E ela queria muito isso.Nas mortas cores da cidade,o verde é raro.Ela estava se achando ali naquele passeio.Já tem uma beleza natural,mas queria realçá-la.Conseguiu.Fiquei em pé ali uns dois minutos,compenetrada no movimento das asas,no verde que contrastou com tudo.Essa coisinha mudou meu dia.

Reparei que pessoas são como borboletas.Se abrem e se mostram para o mundo pagando o preço da vulnerabilidade.Querem se destacar,por isso se colocam em lugares ofuscáveis pela sua beleza.Queria até ver o comportamento dessa borboleta se estivesse no jardim com outras, azuis,amarelas,vermelhas.Ficaria na dela,com certeza.Pessoas são assim também.Se se deparam com outras interessantes,se sentem mais inseguras pra se mostrarem.Interessante isso.

Enfim,pode ter sido uma viagem muito grande nessa borboletinha.O texto ficou até grande.Porém,concluí que a questão é:saber pra quem se mostrar.Aposto que muitos passaram por aquele passeio sem sequer notá-la.Mas ela estava ali quando eu passei.Logo eu,apaixonada por borboletas,paixão herdada da mamãe.

É,aquela pequena coisinha cresceu com meus olhos.
A magnitude das coisas está nos olhos de quem vê.E eu ainda quero aprender a voar

Um comentário:

Anônimo disse...

nusgaaa!!
parece q vc ouviu eu, rosa e tatiana conversando sobre "o preço d se mostrar"!!
flavinha cê é mt foda!
bjus,
thí